quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Economia dos EUA vai encolher ainda mais em 2009, diz Fed

A ata da última reunião do comitê de política monetária do Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos), divulgada nesta terça-feira, prevê que a economia dos Estados Unidos deve se contrair mais que o previsto em 2009 e apresentar uma "recuperação moderada" em 2010. Segundo o documento, a economia dos Estados Unidos deve "encolher mais rapidamente" no primeiro semestre de 2009 do que se pensava anteriormente.

A equipe do Fed afirma que "revisou para baixo" as perspectivas para a atividade econômica em 2009, mas que "continua projetando uma recuperação moderada para 2010".
O documento ainda afirma que o mercado imobiliário dos EUA, onde a crise começou, "deve se contrair ainda mais".
"O PIB real deve se contrair muito mais na primeira metade de 2009 do que foi anteriormente previsto. Isto antes de começar a recuperar lentamente no restante do ano", diz a ata.

Juros baixos

Na última reunião do comitê de política monetária, no dia 16 de dezembro, o Fed cortou as taxas de juros dos EUA de 1% ao ano para entre zero e 0,25%, o mais baixo patamar já registrado desde que os dados sobre a taxa começaram a ser compilados, em 1954.
A ata da reunião indica que o Fed espera que as taxas de juros continuem "excepcionalmente baixas" por algum tempo.
O comitê de política monetária ainda afirma que a queda nas taxas de juros já chegou ao seu limite e que o Fed "terá que se focar em outras ferramentas para trazer estímulo monetário adicional à economia".

Leia mais sobre: recessão americana

Fonte.: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário